sexta-feira, 12 de novembro de 2010


PLANTAS MEDICINAIS

Embora a maioria dos medicamentos que usamos seja elaborada sinteticamente, muitos dos seus princípios ativos vêm de plantas medicinais. A disciplina que reconhece e identifica essa origem é chamada de farmacognosia. Veja algumas dicas sobre o cultivo de plantas com propriedades medicinais, sem alterar a harmonia do seu jardim.

1 – Entre as árvores de grande porte, você pode plantar um ginkgo (ginkgo biloba), considerado um fóssil vivo. Estudos recentes mostram que as folhas do ginkgo têm propriedades cicatrizantes e reparadoras para as queimaduras da pele.





2 – Entre os arbustos medicinais, o mais popular é o aloe vera. O gel e o suco das folhas carnosas do aloe vera têm agentes que inibem a ação de microorganismos que podem produzir infecções nas feridas (propriedade antibiótica). Além disso, a planta possui propriedades antiinflamatórias.




3 – Se você tiver uma horta, não deixe de incluir algumas mudas de portulaca oleracea. Você também pode intercalar esta verdura com os vegetais rasteiros do jardim. A portulaca oleracea, cujas folhas são usadas para saladas, regula o intestino. Além disso, é diurética.





4 – Entre as espécies com flores, você pode cultivar malvas (pelargonium graveolens). Estas plantas rústicas crescem tanto no sol como à meia sombra. A infusão e as compressas de folhas de malva têm efeitos antiinflamatórios, anti-sépticos, adstringentes e anti-hemorroidais.




5 – Se você tiver uma grade ou um muro no jardim, plante uma videira entre as trepadeiras. As uvas são antioxidantes e recomendadas especialmente para evitar doenças cardiovasculares.





6 – A vinca (vinca minor), além de decorar com as suas belas flores azuis, é um excelente vasodilatador quando preparada em infusão. Por isso, ajuda a reduzir a pressão arterial. De uma variedade desta espécie são extraídos princípios ativos antineoplásicos (usados contra o câncer).
Antes de usar as plantas medicinais consulte um médico para obter informações mais detalhadas e conhecer as contra-indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário